Início Artigo Web rádios tem incomodado a grande mídia

Web rádios tem incomodado a grande mídia

Web Rádios - Foto: Pexels

Por Marcelo Medeiros

As Web Rádios iniciaram de forma tímida os seus trabalhos, mas ganharam proporções que estão incomodando a grande mídia. Hoje, qualquer pessoa passou a ter voz e a incomodar aqueles que estufam o peito nos grandes jornais defendendo a democracia.

A verdadeira democracia chegou através da “internet”, estudamos, escutamos música, notícias, assistimos vídeos em diversas plataformas, pagamos nossas contas, investimos e compramos. Algo impensável até alguns anos atrás.

Muitas mídias defendiam e defendem a democracia, desde que seja a sua democracia particular, àquela que atenda aos seus interesses. Um exemplo: as constantes denúncias de notícias falsas das pequenas empresas de comunicação, mas somente daquelas que não operam dentro de seu espectro ideológico, fazendo vista grossa para as demais.

Não estamos aqui defendendo as notícias falsas, muito pelo contrário, elas devem ser denunciadas e quando afetarem a dignidade e a honra, devem ser criminalizadas. O que defendemos é a liberdade de expressão sem limites ou censura, a grande arma para combater as notícias falsas chama-se educação e não leis, que geralmente embutem a censura em seu bojo.

As mídias tradicionais, estruturas caras e voltadas para exercer poder sobre seus ouvintes e em consequência sobre os governos e suas instituições demoraram a perceber as mudanças em andamento, o que ajudou no surgimento das pequenas empresas de jornalismo.

A grande mídia tinha total controle sobre o que você “precisava saber” e decidir o tamanho da sua caixa de conhecimento, os pauteiros decidiam tudo o que era importante ser divulgado ao público, que não tinha opção.

O surgimento das pequenas empresas de jornalismo transformou essa realidade apresentando uma interatividade entre as notícias e seu público.

O custo para manutenção da grande mídia era muito alto, transmissões via satélites, redações inchadas, trabalho convencional, entre outros. Enquanto as pequenas empresas começaram enxutas: transmissões via ‘internet’, trabalho à distância e liberdade para produzir, sem a necessidade de agradar aos grandes patrocinadores, que muitas das vezes ditavam as pautas por seus interesses comerciais e financeiros.

Os leitores ou ouvintes precisam saber quem está por trás da notícia, quem está financiando, esta ou àquela mídia, para entender o verdadeiro conteúdo da notícia.

Jornalista e Cientista Político – Marcelo Medeiros 

Jornalista Marcelo Medeiros | Foto: Arquivo

Formado em Ciências Náuticas pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. É jornalista e Gestor Empresarial com Pós-graduação pela FGV. Atualmente conclui Pós-graduações em Ciências Políticas e Jornalismo Político.

Atua como Jornalista e Comentarista Político na Siará News – Portal Web de Notícias – Rádio e TV.

Estúdio Ao vivo
Sair da versão mobile