XIV Festival da Lagosta acontece em novembro em praias de Icapuí

O tradicional Festival da Lagosta, que anualmente acontece em Icapuí, no Litoral Leste cearense, está chegando. A 14° edição acontecerá de 19 a 28 de novembro de 2021 no formato de circuito gastronômico nas praias do município. Além da degustação da lagosta, principal atrativo, o evento contará com oficinas, apresentações musicais, uma exposição e regata de jangadas. Toda a programação respeitará os protocolos sanitários adotados no período.

A abertura oficial será no dia 19, às 18h, na Oh! Linda Pousada, na Praia de Redonda, com a presença de parceiros, representantes dos restaurantes participantes e atrações culturais. No sábado, dia 20, pela manhã, também na Redonda, acontecerá a tradicional Regata de Jangadas. O XIV Festival da Lagosta é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTUR), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e da Secretaria do Turismo do Governo do Estado do Ceará. Apoio institucional da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará através (Secult-CE), por meio da Lei nº 13.811 de 16 de agosto de 2006. Agradecimento: Coca-Cola. Patrocínio: Banco do Nordeste e Governo Federal.

Para evitar aglomerações, o Festival da Lagosta promove um Circuito Gastronômico, por restaurantes e barracas de oito praias de Icapuí: Ponta Grossa, Redonda, Barreiras, Requenguela, Vila Nova, Olho d’Água, Tremembé e Praia do Ceará, obedecendo o limite do número de pessoas permitidas em cada estabelecimento de acordo com as regras definidas nos protocolos sanitários. Com o circuito, o Festival contribui também com o turismo na região ao envolver outras praias além das mais visitadas por turistas e veranistas.

Participam do Circuito Gastronômico do Festival da Lagosta 21 estabelecimentos, entre barracas de praias, restaurantes de pousadas e restaurantes de rua. Cada um disponibilizará em seu cardápio pelo menos um prato à base de lagosta, proporcionando ao público a possibilidade de saborear diferentes receitas com a iguaria. Na compra de cada prato do cardápio do Festival da Lagosta o cliente ganha 1 Coca-cola (KS 290ml ou lata 350ml), sem açúcar, conforme a disponibilidade do estabelecimento.

A previsão, segundo os realizadores, é de que sejam consumidos no evento cerca de 400kg de lagosta, adquiridos junto à comunidade pesqueira de Icapuí, fomentando a economia local. Além dos pratos à base de lagosta, os 21 estabelecimentos também participarão da Mostra Paralela de Gastronomia Tradicional, com pratos variados que fazem parte de seus cardápios. Aos fins de semana, de sexta a domingo, os locais serão animados com apresentações artísticas e todos eles serão identificados com a marca do Festival.

FORMAÇÃO e EXPOSIÇÃO 

O Festival da Lagosta promoverá atividades formativas para estudantes da rede pública e associados ao GDTur. Serão realizadas três oficinas: uma de artesanato em coco, de 19 a 23 de novembro, uma de fotografia aplicada à gastronomia, de 24 a 28, ambas destinadas aos alunos de escolas públicas de Icapuí, e uma de gastronomia que será destinada aos empreendedores associados ao GDTur.

Além disso, ao longo do evento, o festival que há 16 anos vem conquistando os paladares de visitantes e movimentando a economia e o turismo de Icapuí, no Litoral Leste do Estado, vai mostrar ao público a trajetória do festival através de uma exposição itinerante de cartazes e registros fotográficos de edições anteriores. A cada dia do evento, a exposição estará instalada no stand de um restaurante do circuito, fazendo assim a sua história circular por todo o evento.

SERVIÇO

XIV Festival da Lagosta – De 19 a 28 de novembro de 2021, em praias de Icapuí, Ceará. Informações: [email protected]. Instagram: @festivaldalagostadeicapui. Facebook: GDTurIcapui.

AS PRAIAS E OS ESTABELECIMENTOS

Praia de Ponta Grossa

Refúgio Canaã – Trio lagosta canaã

Garfo com Letras – Lagosta o pescador

Barraca Pantanal – Lagosta Pantanal

Praia de Redonda

Oh! Linda Pousada – Moqueca de lagosta

Restaurante Jangadeiro – Consomê de lagosta

Oca Manzuá – Lagosta grelhada com batata na manteiga

Barraca da Boneca – Espetinho de lagosta

Pousada Encanto Há – Lagosta encantada

Cais Bar Redonda – Lagosta no cais

Casa da Gil – Linguine ao molho de lagosta

Barraca do Carlinhos – Lagosta ao alho e óleo

Praia de Barreiras

Pousada Amor a Mar – Bobó de lagosta

Barraca Brisa do Mar – Lagosta no abacaxi

Barraca da Peixada – Trio da lagosta

Praia da Requenguela

Barraca do João Velho – Lagosta costa do sol

Praia de Vila Nova

Pousada Cenário Ideal – Lagosta no cenário

Olho D’Água

Mostura do Nordeste – Lagosta ao molho branco

Praia de Tremembé

Casa do Mar – Lagosta ao thermidor

Pousada Tremembé – Lagosta no abacaxi

Praia do Ceará

Peixada do Toinho – Lagosta ao alho e óleo

AV Restaurante – Lagosta ao molho demi-glace