YouTube lança seção com conteúdo educativo

Nesta quarta-feira (15), o YouTube lançou a seção Aprender, que permite ao usuário a exploração diferentes áreas do conhecimento, com direito a playlists com vídeos de diversos assuntos da área da educação, como matérias da base comum, educação financeira, e até mesmo vídeos de “faça você mesmo”.
No computador, a seção pode ser acessada pelo menu lateral esquerdo, na opção “Mais no YouTube” ou diretamente pelo link. Enquanto isso, na versão mobile, é possível encontrar o conteúdo pelo botão “Aprender”, na guia “Explorar”.

 “É um destino criado para oferecer conteúdo educativo de qualidade a adolescentes e adultos. Aqui você encontrará playlists que despertam a curiosidade e conteúdos de assuntos variados, de física à produção de filmes. Portanto, se você está estudando para uma prova, quer aprender uma nova habilidade ou está curioso sobre o mundo ao seu redor, o YouTube.com/learning tem algo para você”, consta na descrição da seção.

Com conteúdos renovados periodicamente, a seção Aprender tem uma curadoria que mistura filtros algorítmicos e seleção humana. Algumas playlists também foram criadas por parceiros, como a Fundação Lemann, responsável pelo canal YouTube EDU junto com o YouTube Brasil.
No Brasil, uma pesquisa de 2018 mostrou que 9 entre cada 10 pessoas acessam o YouTube para obter conhecimento, seja para desenvolver habilidades profissionais (87%), aprender pequenos consertos para casa (93%) ou conferir dicas de esporte (73%).
Outro espaço dedicado à educação na versão brasileira da plataforma é o canal YouTube Edu. Lançado em 2013, em parceria com a Fundação Lemann, oferece conteúdos guiados pela Base Nacional Curricular e curados pela instituição. Ao longo dos anos, mais de 450 canais passaram por um rigoroso processo de avaliação e foram aprovados para fazer parte do projeto.

Com informações do Canaltech
Foto: Reprodução